Conceito: É a disposição dos dados em classes ou categorias, apresentando para cada uma delas a frequência correspondente. Também é denominada tabela de frequências.
1) Variável discreta
É uma representação em tabela de um conjunto de valores nos quais colocamos, em ordem crescente na primeira coluna, os valores distintos da série e, na segunda coluna, os valores das frequências correspondentes.
Observação: devemos fazer este tipo de distribuição se os valores ou a quantidade de elementos distintos da série são pequenos.
Exemplo:
Uma indústria envolve peças em caixas com 100 unidades. O controle de qualidade selecionou 48 caixas na linha de produção e anotou em cada caixa o número de peças defeituosas. Observe os seguintes dados
Para agrupá-los faremos da seguinte forma:
Primeiro é necessário separar os assuntos tratados no exercício, nesse caso estamos falando de uma análise de peças defeituosas em 48 caixas selecionadas pelo controle de qualidade de uma indústria, dessa forma iniciaremos assim:
Vamos analisar os números que se repetem para colocarmos na tabela:
O próximo passo é contar quantas vezes o número listado se repete:
Após isso deve-se listar assim:
Após preencher ficará assim:
E para finalizar o número total deve ser a somatória de todas essas partes em vermelho e o resultado deve ser igual ao enunciado do exercício, dessa forma:
Assim finalizamos a tabela: