Conceitos que derivam da distribuição de frequências:
Limites de classe: São os números extremos de cada classe.
Limites reais de classes (Lri – Lrs): São os números que se obtêm dividindo por dois a soma do limite superior de uma classe com o limite inferior da classe seguinte.
Pontos médios (Xi): São os números que se obtêm dividindo por dois a soma do limite inferior de uma classe com o limite superior da mesma classe.
Frequências acumuladas (Fai): É a soma da frequência absoluta da classe com as frequências absolutas das classes que vem depois.
Frequências relativas em porcentagem (Fri): A frequência relativa de uma classe é o quociente entre a frequência absoluta dessa classe e a frequência total, multiplicado por 100
Exemplo:
Exercício: Complete a tabela a seguir que corresponde aos gastos diários de manutenção durante 70 dias de uma Universidade de Medicina.
Para começar a completar a tabela precisamos descobrir os Limites reais de classes (Lri – Lrs), inferior e superior, para isso, pegamos o primeiro numero de classe e o antecessor dele, somamos e dividimos por 2, para descobrir o primeiro limite inferior, dessa forma:
50 + 51 = 101
101 / 2 = 50,5
Agora precisamos descobrir o primeiro limite real superior, e será a somatória do primeiro limite superior e o número após ele, dessa forma:
100 + 101 = 201
201 / 2 = 100,5
Ficará dessa forma na tabela:
Completando os demais números, ficará assim:
Agora, para completar o ponto médio, divide por 2 a soma do limite inferior de uma classe com o limite superior da mesma classe.
51 + 100 = 151
151 / 2 = 75,5
Os demais pontos médios são feitos da mesma forma, completando fica assim:
O fi é a frequência absoluta, então nesse caso se repte o numero de frequência que aqui são os números de dias:
Para completar o Fai, se soma a frequência absoluta da classe com as frequências absolutas das classes vem depois, com exceção da primeira, que se repete, dessa forma:
Repete o valor da primeira, que nesse caso é o 3 e completa os demais somando, dessa forma:
Já o segundo é o resultado da soma do primeiro fi com o segundo, o terceiro valor é resultado da soma do valor do fai com o terceiro fi e assim sucessivamente, resultando nesses valores:
Para determinar o Fri é a divisão da frequência absoluta pela frequência total, multiplicado por 100, dessa forma:
Aplicando na forma se obtém esse valor em porcentagem:
E assim finalizamos a tabela: